Os pratos de Lasanha enquadram-se naqueles pratos que não morro por ... mas quando como, tem de me fazer suspirar. Detesto lasanha demasiado cozida, assim como qualquer massa verdade seja dita. E, começo a comer a lasanha principalmente com os olhos... logo o aspecto tem de me cativar logo.
Na minha memória tenho duas lasanhas... que me deixaram completamente sem fôlego. Por ordem cronológica, a primeira foi uma Lasanha de Legumes, que comi a alguns anos atrás no casamento de uma prima - estava simplesmente divinal e marcou! Já a segunda, comi na bela cidade de Roma, num pequeno restaurante pertinho da Piazza Navona, a famosa Lasanha a Bolonhesa, tão diferente das oferecidas pelos restaurantes italianos quer de Lisboa quer de Luanda ... Uhhhh só de recordar...
Mas ontem fiz uma lasanha que a muito me apetecia. Pensei em seguir alguma receita tirada em algum site, mas depois "bati" o pé e decidi fazer a minha lasanha, montando-a a minha maneira. Quem provou gostou do resultado, mas se a voltar a fazer farei algumas alterações, que irei indicar.
O resultado final foi este ....
Vou então passar a explicar, com ajuda de fotos :)
Ingredientes:
- 1 pacote de lasanha (das que já não precisam de pré-cozedura)
- 500 g de bacalhau demolhado
- 20 camarões
- 1 pacote de queijo ralado para gratinar
- Cerca de 20 folhas grandes de espinafre
- 8 tomates bem madurinhos
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 1 dl de azeite
- Pimenta e noz moscada q.b.
- Sal q.b.
- Vinho branco
- Coentros
- Leite
- Maisena q.b.
- 2 colheres de sopa de Manteiga
Comece por cozer o bacalhau em leite a ferver por 5 minutos. Lasque o bacalhau, após retirar as peles e espinhas. Reserve assim como o leite.
Coza também os camarões ao vapor, com sal. Quando cozido, retire as cascas e cabeças. Reserve o caldo que se soltou na cozedura.
Faça então um refogado, com a cebola cortada em meia-lua, os dentes de alho cortado as rodelas e o azeite.
Quando a cebola estiver translúcida, junte então o bacalhau e o camarão (1ª alteração: ontem quando o fiz coloquei os camarões inteiros. Visualmente fica bem, mas pode ser uma opção cortar os camarões em pedaços mais pequenos). Misture bem no refogado.
Junte de seguida o vinho branco e o caldo de marisco. Tempere com noz-moscada e pimenta. Deixe reduzir um pouco o caldo. Junte os coentros picados, mexa para os envolver. Apague e reserve.
Faça então o molho bechamel, derreta a manteiga com a noz-moscada, pimenta e o sal. Junte de seguida a maisena, misturando bem. Junte por fim o leite quente, mexendo sem parar. Deixe cozinhar e engrossar. Quando pronto, ponha duas conchas de sopa de molho bechamel no refogado de bacalhau. Misture bem.
Pegue então num tabuleiro de ir ao forno, unte com azeite e um pouco de molho bechamel. Comece a montar a lasanha. Numa panela com água quente, mergulhe a folha da lasanha e ponha no tabuleiro, cobrindo toda a base. Cubra a massa com o bacalhau, tapando toda a massa.
De seguida, tape o bacalhau com as folhas de espinafre e por cima das folhas de espinafre rodelas de tomate bem maduro.
O tomate as rodelas...
Cubra então o tomate com o molho bechamel e volte ao início, pondo uma camada de massa, bacalhau, espinafre, tomate e bechamel.
Termine então com uma camada de massa, cubra-a com bastante molho bechamel e polvilhe com queijo ralado. Leve a forno a 180º durante uns 50 minutos.
De preferência, mal tire a lasanha do forno, sirva-a. Abaixo a foto quando a tirei do forno.
E quando a abri :)
Atenção: o tomate tem de ser mesmo bem maduro, porque pode não ficar mole o suficiente. Cometi o erro de usar alguns pouco maduros e não consegui nestes o que pretendia.
Pode também acrescentar cenoura ralada... inicialmente fazia parte dos meus planos mas acabei por me esquecer :).
Espero que gostem e até a próxima ....
Sem comentários:
Enviar um comentário