Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Rissóis de ... Camarão

Olá... o meu fim-de-semana foi bastante movimentado com muita praia a mistura, numa reunião com amigos que me levou a fazer estes rissóis de camarão. Já não fazia rissóis a anos pelo que fiquei um bocadinho receosa dos resultados, mas no final tudo saiu bem e os rissóis acabaram durante a viagem de ida para a praia :).


A massa deu para 36 rissóis que foram logo devorados. Abaixo a receita...



Ingredientes:

Para Massa:
  • 2 chávenas de farinha de trigo tipo 65
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 2 chávenas de água
  • Casca de limão

Para o Recheio:
  • 1 Kg de camarão
  • 2 colheres de sopa de maisena
  • 1 cebola picada 
  • 1 colher de sopa de azeite


Comece por preparar a massa. Leve ao lume um tacho com a água, o sal, a manteiga e a casca de limão. Quando começar a ferver, retire a casca de limão e deite de uma só vez a farinha peneirada. Mexa bem, até que a massa se solte das paredes e do fundo.


No meu caso, nunca tenho força para mexer bem na panela, então acabo por retirar a massa da panela e ponho-a sobre a pedra, polvilhada com farinha e trabalho a massa, mexendo sempre. Para arrefecer a mão, coloco sobre a farinha. Reserve a massa, para amornar.

O recheio é muito simples de fazer. Coza previamente ao vapor os camarões com sal e se quiser/ gostar com um pouco de gindungo (piri-piri). Reserve o caldo que se soltou da cozedura. 

Descasque os camarões, reservando as cabeças. Pique grosseiramente ou corte o camarão as rodelas grossas (faço isso devido ao tamanho do camarão, se for muito pequeno pode deixá-lo inteiro). Faça um refogado com o azeite e a cebola, até que a cebola fique translúcida. Junte de seguida o camarão. Misture bem e reserve.

As cabeças anteriormente reservadas, leve ao liquidificador com um pouco de água (mais ou menos 1 dl) e triture-as todas. Coe e esprema bem para retirar bem o líquido. 


Junte a este caldo o caldo que se soltou na cozedura do camarão. Leve ao lume e quando começar a ferver junte a maisena e deixe engrossar (é importante ter uma consistência bem grossa). Junte de seguida o camarão a este creme. Reserve.

Tenda de seguida a massa, corte em círculos. Coloque o recheio no meio, uma colher de sobremesa bem cheia, e feche bem os rissóis, pressionando com os dedos, para que os mesmos não se abram nas bordas.



Depois de os moldar, passe por ovo, pão ralado e frite em óleo bem quentinho.

Pode também, se quiser, congelar os rissóis para usar num outro dia. Neste caso, polvilhe um tabuleiro com farinha e disponha os rissóis separados uns dos outros, forre a primeira camada com papel de alumínio, volte a polvilhar com farinha e coloque os restantes rissóis. Repita até terminar. Leve ao congelador tapado. Quando completamente congelados, ponha-os num saco e guarde no congelador.

Sem comentários:

Enviar um comentário