Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

quarta-feira, 25 de junho de 2014

NY Cheesecake com doce de carambola caseiro

Descobri (muito) tarde o New York Cheesecake, porém foi amor a primeira vista, confesso!

Até ter descoberto o NY Cheesecake fazia o Cheesecake tão usual em Portugal e Brasil, que não pressupõe qualquer processo de cozedura, também amo ... mas o NY Cheesecake tem algo mais ... que nos faz viajar, pelo menos para mim, e olha que nem sou amante de doces.

Fazer o NY Cheesecake em Angola não é pêra doce, nem sempre conseguimos encontrar o Sour Cream, mas também para isto "arranjei" uma solução, já que após várias pesquisas pela internet encontrei algumas dicas de como o fazer em casa, não fica a mesma coisa mas já dá para o gasto. No fim, deste post dou a dica.

O doce de carambola era o que tinha no frigorífico, comprado mas de produção caseira, com o açúcar a medida, uma pequena delícia. Pode usar outros doces a escolha ou comer com fruta. Uma opção é um molho de sour cream que deixo também em baixo a receita.

O resultado final foi este....




Ingredientes:

3/4 pacote de bolachas digestivas
4 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de canela
5 colheres de sopa de manteiga derretida (usei vaqueiro)
3 pacotes (240 ml) de queijo philadelphia
1 1/2 chávena de açúcar
Raspa de 1 limão
Sumo de 1/2 limão
4 ovos 
1 pacote (250 ml) de sour cream
1 colher de café de essência de baunilha

Coloque todos os ingredientes fora do frigorífico para que fiquem a temperatura ambiente.

Comece por preparar a base do cheesecake. Num robot de cozinha ponha as bolachas, o açúcar e a canela. Triture até ficar em pó. De seguida acrescente a manteiga e volte a misturar no robot. Se necessário misture melhor com uma colher.




Pincele a base da tarteira / forma de fundo amovível com manteiga e disponha o papel vegetal - só sobre a base - e volte a pincelar com manteiga. Despeje a bolacha e calque a bolacha firmemente, por exemplo com a colher. Pode optar por cobrir só a base ou deixar que a bolacha cubra metade da parede da tarteira / forma.


Leve a tarteira / forma ao forno pré-aquecido a 180ºC por 12 minutos. Findo este processo. Retire do forno e deixe arrefecer. Quando a forma estiver fria, forre a parte de baixo da forma completamente com o Papel de alumínio.

Prepare o recheio. Comece por colocar na tigela da batedeira ou liquidificador o queijo philadelphia e o açúcar. Bate até ficar um creme fofinho. Adicione de seguida a raspa de limão e o sumo de limão delicadamente.






De seguida, vá acrescentando sem parar de bater os ovos inteiros um por um. Junte também a essência de baunilha.




Por fim, acrescente o sour cream e bata muito bem, para que o recheio fique homogéneo.



Despeje o recheio sobre a base completamente fria e leve ao forno que permaneceu ligado a uma temperatura de 170ºC, sobre água a ferver (por isso se forra a tarteira com o papel de alumínio). Deixe a assar no forno durante 1h45 minutos. Mas, 20 minutos antes do fim da cozedura, retire a forma da água e deixe alourar.


Findo o período, retire o cheesecake do forno, deixe arrefecer por completo. Leve de seguida ao frigorífico, pelo menos por 6 horas.


Retire e enfeite a gosto. Eu prefiro deixar, no caso dos doces, a parte dando a possibilidade as pessoas de comerem sem qualquer doce ou com o doce.





Encontrei na Internet esta receita de doce de carambola.

A opção de um molho de sour cream:

1 pacote (240 ml) de sour cream
4 colheres de sopa de açúcar
sumo de 1/2 limão

Bater todos os ingredientes com a ajuda de uma batedeira e despejar sobre o Cheesecake ou sobre a fruta.

Se por acaso não encontrar sour cream na loja, pode" fazê-lo" em casa. Como?

Ingredientes:

500 ml de natas
Sumo de 1 limão
Sal q.b.

Bata os ingredientes com a ajuda da batedeira. Despeje num frasco de vidro completamente limpo, sem cheiro. Cubra com um filtro de café e ajuste bem. Prenda o filtro com um elástico e deixe a ta mistura reagir num lugar quente na cozinha (uns 30 graus). Findo este período,  feche o frasco e leve ao frigorífico. Pode usar ao fim de uma hora.

Foi feito ontem ... e hoje já não tem nenhum pedaço para contar história :).

Até a próxima aventura...

Sem comentários:

Enviar um comentário