Imagine aquelas tardes de sábado que tem a casa cheia e apetece a todo o mundo um doce. Mas, também ninguém está com muita disposição de esperar quase uma hora, para poder comer um bolo por exemplo. Então, acho que estas almofadas podem ser uma alternativa bastante saborosa para estes dias...
Vamos então, colocar as mãos na massa...
2 pacotes de massa folhada (são uns pacotes que vêm seis quadrados de massa)
5 maçãs (eu particularmente só gosto das golden)
1 colher de chá de canela
Açúcar q.b.
2 colher de sopa de Vinho do Porto
Mantenha a massa folhada no frigorífico enquanto prepara o recheio.
Descasque as maças e corte as mesmas em cubinhos pequeninos. Leve ao lume as maçãs com um pouco de água, açúcar e a canela, para a mesma cozer. Vá mexendo de vez em quando e se necessário vá acrescentando um pouco de água.
Quando a maçã estiver bem cozida, retire do lume e reduza a puré, batendo com a colher de pau. Se preferir pode usar a varinha mágica.
Acrescente então o vinho do porto e verifique se o açúcar está a gosto. Leve novamente ao lume, para queimar o álcool, a partida 2 minutos será o suficiente.
Deixe o creme de maçã arrefecer, até ficar a temperatura ambiente. Quando atingir esta temperatura, comece a rechear a massa folhada. Coloque no centro da mesma o recheio e junte as pontas no meio, até formar um quadrado mais pequeno.
Leve a assar em forno médio, em tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal*, 160º C por aproximadamente 15 minutos, ou até a massa ficar dourada.
Retire do forno e coloque as almofadas, ainda com o papel vegetal por baixo, por cima de uma rede e deixe arrefecer.
*Não ponho manteiga no papel vegetal, mas se preferir pode fazê-lo.
Sem comentários:
Enviar um comentário