Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pãozinho com Chouriço

Há comidas que podem passar-se anos, será sempre um prazer comê-las ou partilha-las com quem se gosta. é o caso destes pãozinhos com chouriço que entraram na minha vida durante a minha adolescência.

Estes pãozinhos eram feitos pela mãe de uma amiga muito querida e nós ajudavamos-a na fase de pincelar com o ovo e controlá-los no forno, claro que a nossa intenção era surrupiar uns para nosso deleite. 

Tanto gostava deles que acabei por pedir a receita para um dia experimentar e desde então não quis outra coisa. Durante um bom tempo fazia-os religiosamente, depois por alguma razão parei de os fazer, até qe no fim-de-semana passado fi-los para um chá de panela.... foram devorados, o que me deixou deveras satisfeita.


Vamos a receita?


Ingredientes:

50 cl de leite
25 g de fermento padeiro em pó
3 colheres de sopa de mateiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
4 ovos
1 ovo para pincelar
1 kg de farinha + farinha q.b. para ajudar a trabalhar a massa
chouriço q.b (4 chouriços inteiros)

Comece por aquecer o leite até que o mesmo fique morno. Se aquecer demais deixe arrefecer, até que atinja o ponto desejado. Retire um pouco deste leite e ponha num copo e misture muito bem o fermento. Reserve.

Num recipiente largo ponha o restante leite, misture a manteiga derretida, o açúcar e o sal. Reserve até que a mistura fique a temperatura ambiente.. Quando atingir este ponto, junte de seguida os ovos e bata muito bem. Junte de seguida o fermento.



A seguir, vá juntando aos poucos, e batendo em cada adição, a farinha previamente peneirada, até que se torne numa massa homogénea e consistente. Retire a massa do recipiente e sove a massa sobre a pedra polvilhada com farinha durante algum tempinho. Volte a colocá-la no recipiente, tape-a e guarde num lugar sem corrente de ar - normalmente ponho dentro do forno desligado. Deixe-a levedar durante uma hora.


A massa pronta para levedar

Corte os chouriços as rodelas, prefiro elas mais mais ou menos 0,5 cm de largura para que seja mesmo pãozinho com chouriço e não amostra de chouriço, e reserve. 



Findo uma hora comece a moldar os pãozinhos, tirando um pedaço de massa e envolvendo o chouriço até formar uma bolinha. Se enquanto estive a trabalhar a massa ela se colar ligeiramente aos dedos, ponha farinha nas mãos.



Ponha as bolinhas de pão em tabuleiro polvilhado com farinha e deixe repousar mais uns minutos. De seguida pincele com o ovo e leve a forno pre-aquecido a 200 graus para cozer e alourar.



Desta vez renderam-me 98 pãozinhos, que foram devorados em menos de 4 horas.



Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário