Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Rolo de frango desossado recheado

Esta receita entrou na minha vida de um momento para o outro. Digo isto porque não a encontrei em nenhum livro, nem em nenhum programa de televisão. Internet também não, já que na altura a internet era quase algo de raro.

Na realidade estava na casa da minha avó e comecei a prestar atenção ao que a minha irmã estava a fazer... basicamente ela estava a por em prática uma receita que lhe tinha sido ensinada no trabalho dela de verão e como me chamou atenção, no meio dos meus afazeres fui vendo-a fazer com o objectivo de um dia, recriar.

E assim foi... uns anos depois  rebusquei na minha mente a receita e desde o início decidi altera-la ligeiramente. Bem, vamos a ela? 

Para variar esqueci-me de tirar a foto ao rolo cozinhado, mas tirei a uma fatia , para terem uma noção do aspecto final, mas acreditem que vale a pena fazer.


Vamos a receita?

Ingredientes:

1 frango
Vinha d'alho q.b.
Pimenta e noz-moscada
Fiambre (ou chourição, legumes, chouriço, na realidade é a gosto) para o recheio
2 ovos cozidos
1 pacote de natas
ketchup q.b. 
Vinho branco q.b.
Palitos ou cordel de cozinha

Tudo começa por desossar o frango. Para isso escolha um frango que tenha a pele intacta, pois é fundamental para o sucesso do seu rolo. De seguida abra o frango ao meio pelo peito, sempre com cuidado para não danificar a pele.



De seguida comece por separar os ossos do peito, com ajuda de uma faca bicuda e bastante afiada, com a qual vai afastando a carne dos ossos. Em algumas situações terá de usar as suas mãos para não danificar a pele ou puxar os ossos. A parte mais critica é as costelas do frango que não possuem quase carne nenhuma. Neste ponto se necessário corte um bocadinho do osso. Eu opto por afastar a pele do osso.

De seguida trate dos ossos das costas da parte de baixo do frango, procedendo do mesmo modo que nas costelas do frango. 

Como o que pretende é fazer um rolo, terá de tirar também os ossos das asas e da perna. Para tirar os ossos das asas, opto por descartar 2/3 da mesma, deixando a parte que está mais perto do corpo do frango. Para tal, com a ajuda da faca, vá soltando a carne do osso, de seguida puxe o osso para dentro, virando a carne para o interior da carne. Retire o resto do osso. Repita para a outra asa.

Quanto a perna, com a ajuda da faca faça um golpe circular para separar a pele do coto das pernas. De seguida corte a pele e a carne, com a ajuda de uma tesoura de cozinha, até a coxa. Isto vai ajudar a abrir o frango todo, tomando o mesmo a forma rectângular. Repita na outra perna.

Abaixo a imagem do frango todo desossado.


Tempere o frango com a vinha d'alho, pimenta e noz moscada e reserve no frigorífico no mínimo por umas duas horas, para que o mesmo ganhe o sabor do tempero.

Findo este tempo disponha o recheio por cima do frango, seguido dos ovos, como pode verificar na imagem.


Pode optar por enrolar o frango pelo comprimento ou pela altura. Se o fizer pelo comprimento, ele fica mais fininho e comprido, já pela altura o mesmo fica mais grossinho e curto. Desta optei por enrolar pela altura.

De seguida prenda ou com a ajuda de palitos ou com um cordel de cozinha. Com os palitos é mais fácil de os retirar na hora de servir, enquanto que com o cordel não.


De seguida ponha o rolo num tabuleiro. Prepare o molho misturando as natas com o ketchup até que ganhe uma cor rosada. De seguida, junte o vinho para tornar o preparado mais liquido. De seguida tempere com um pouco de sal e pimenta.

Despeje por cima do frango e leve o mesmo ao forno, a 200ºC até que o frango esteja cozido e com uma cor para o dourado e o molho apurado o suficiente.

Sirva com arroz branco.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário