Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Bacalhau com broa e espinafre, do jeito que gosto

Sim já sei que não estou a trazer novidade nenhuma, que o bacalhau com broa é mais do que fácil e que não faltam receitas na internet.. mas posso colocar a minha? como eu gosto? como os lá de casa gostam? Ahm tá ... obrigada 😃😃😃😃😃... Hoje estou que estou. 

Sei que existem várias versões e que supostamente a receita original é com postas de bacalhau e sem natas... mas eu gosto imenso da versão que é com bacalhau desfiado grosseiramente e com natas a mistura e que fica maravilhosamente saborosa! 


Vamos a nossa receita?
Ingredientes 


(para uma travessa grande)

1 kg de bacalhau
2 broas de milho
2,5 cebolas fatiadas e cortadas às meias luas
6 dentes de alho picados
folhas de espinafre (das pequenas)
azeite q.b.
2 c. sopa de Manteiga
2 pacotes de natas
Pimenta branca, noz-moscada, sal q.b.

Coza o bacalhau previamente demolhado e limpo em leite (ou água) com meia cebola durante 10 minutos. Retire do fogo findo este tempo. Deixe arrefecer e lasque-o, retirando todas as peles e espinhas. Reserve.

Faça um refogado com o azeite, a restante cebola e os 2 dentes de alho picados até que a cebola fique translúcida. De seguida junte o bacalhau e envolva bem nesta mistura. 

Á parte, ponha água a aquecer, quando estiver quase a ferver misture as folhas de espinafre e deixe por 2 minutos no máximo. Retire e deixe escorrer. De seguida envolva ao bacalhau. Reserve. 

Parta as broas em pedaços e leve a picadora para as picar. Retire e separe os pedaços maiores (normalmente a parte mais rija da côdea). Divida em duas partes e reserve. 

Ao bacalhau junte as natas e de seguida metade da broa de milho. Deve ficar uma mistura cremosa e leve. Retifique os temperos com a pimenta, sal e noz-moscada. Ponha numa travessa que possa ir ao forno. 

A outra metade da broa junte os 4 dentes de alho picados e a manteiga derretida. Misture muito bem. Pode, se não gostar muito de alho diminuir a quantidade de alho e se necessário aumentar a quantidade de manteiga.

De seguida despeje esta broa por cima do bacalhau. Polvilhe com salsa e leve ao forno para dourar. 

Eu acompanho sempre com uma salada e repito sempre, mesmo sabendo que não devo, ups!

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário