Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

quinta-feira, 20 de março de 2014

Mini - Quiches de Bacon

Como aprendi a fazer as quiches foi uma aventura e tanto :) que me faz recuar no tempo em que a cozinha era o meu refúgio quase diário... 

Sempre tive a curiosidade em provar coisas novas e se forem pratos salgados, não há melhor para mim.

E foi com esse espírito que de experimentar coisas novas que no aniversário de um amigo, nos tempos de Lisboa, vi e me apaixonei pelo aspecto do que mais tarde vim a saber que era uma Quiche. Decidi então provar. Lembro-me até hoje do sabor ... maravilhoso da Quiche de Bacalhau.

Tive de me controlar ahhaha para não atacar a quiche e devorá-la ... e enquanto comia só me perguntava que maravilha é essa... uma tarte? Decidi então prestar atenção aos ingredientes... bacalhau, natas, milho, salsa ... Decidi então que tinha de experimentar.

No final de semana seguinte lá pus as mãos a obra. Comprei os ingredientes e tentei reproduzir, tentando me recordar do que tinha comido e a textura. Foi uma decepção para mim :(. A minha Xuxu MSC dizia que estava bom ... mas para mim não estava, pois não estava nem perto do sabor e da textura. Não desisti e fui investigar ... hoje as quiches são o meu caso de sucesso :) ... 

Quando não as faço do tamanho normal, faço as mini-quiches. Abaixo uma receita bem simples e prática... 




Ingredientes:

2 chávenas de farinha
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
2 colheres de sopa de azeite
água morna
300 g de bacon aos pedaços (e limpo do excesso de gordura, já que não sou muito amiga)
Salsa q.b.
1 lata de milho
Cebolinho picado q.b.
1 lata de cogumelos laminados
1 pacote de natas
4 ovos
pimenta branca
especiarias a gosto (ou tempero)

Comece por fazer a massa que é bastante simples. Ponha a farinha numa tigela, abra um buraco no meio e  ponha a manteiga e o azeite. Misture tudo muito bem. Junte de seguida a água e mexa tudo novamente até a massa ganhar consistência e se soltar das mãos. Se necessário ponha mais farinha, para atingir o ponto certo. Tenda a massa e forre as forminhas de tarteletes, que devem ser untadas com manteiga.

Faça entretanto o recheio. Numa tigela de vidro bata os ovos e misture com as natas. Acrescente de seguida os restantes ingredientes, o bacon cortado aos pedaços, o cebolinho picado, a salsa picada, os cogumelos picados e o milho. Tempere com a pimenta e as especiarias que optar. 

Verta o preparado sobre as tarteletes com a ajuda de uma concha da sopa.




Leve então ao forno para assar, aproximadamente por 25 minutos a temperatura de 190º.



Como são mini-quiches normalmente uso-as ou como entrada num jantar ou num brunch para a delícia dos meus convidados.

As ditas cujas prontas que foram logo devoradas no jantar de amigos.



Nota:

Uma outra maneira de fazer o recheio é fazer um refogado com uma colher de café de azeite, colocar o cebolinho e o bacon. Quando o bacon soltar a gordura, acrescente o milho e os cogumelos. Deixe arrefecer.
Ponha o mesmo depois sobre a massa e por cima ponha os ovos batidos com as natas.

Particularmente prefiro da primeira maneira, pois deixo que o sabor dos alimentos se fundam no forno... mas deixo ao vosso critério.

Basicamente a preparação das mini-quiches é idêntica a da quiche, pelo menos no meu caso, com a excepção da massa que no caso da quiche grande levo ao forno a massa para dar uma pré-cozedura e só depois ponho o recheio.

Quiche para mim é uma aventura, gosto de misturar vários ingredientes e ver o resultado final. Depende sempre do que encontro no frigorífico e dispensa :).

Sem comentários:

Enviar um comentário