Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

sexta-feira, 14 de março de 2014

Empadas de Frango

Sou uma apaixonada por salgados ... é a minha perdição. 

Num café a montra que me atraí é sem dúvida a dos Salgados... a dos doces passo ao lado e nem faz cócegas :) 

Há já quase dois anos andava com um desejo louco de fazer empadas... e então decidi investigar uma receita na Internet que me podia auxiliar a concretizar o meu desejo ... encontrei de tudo um pouco, desde as massas mais complicadas as mais simples ... por isso fiquei insegura e acabava por por desistir.

Houve um dia que decidi comprar a massa feita, não gostei! Fiquei ainda mais ansiosa e frustrada, posso até dizer.

Um belo dia, isto para não dizer uma bela noite :) decidi arriscar ... já que não tinha nada a perder e... pus as mãos na massa, literalmente!




Os ingredientes que usei para a massa foram os mesmos que uso normalmente para a massa base das minhas quiches, com a introdução de mais um ingrediente :)

Ingredientes:

3 chávenas de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
2 ovo 
água morna q.b.
1 gema de ovo

Para o recheio (que normalmente é mais a gosto da freguesia - deixo a minha sugestão):

Frango cortado aos pedaços
Alho e sal
Pimenta e noz moscada
Bacon ou chouriço aos pedaços 
Ervilhas
Milho
Tomate 
cebola
azeite
vinho branco, se achar necessário.

Comece por temperar o frango com alho e sal, a pimenta e a noz moscada. Deixe repousar no frigorífico por algumas horas (2).

De seguida, faça o refogado com a cebola picada, o tomate e um fio de azeite. Quando o tomate estiver cozido, junte o frango com o tempero e deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez enquanto. Se achar que o frango está muito seco, acrescente um pouco de vinho branco. A partida não será necessário, se tiver a panela tapada enquanto cozinha e estiver em lume brando.

Quando o frango estiver quase cozinhado, acrescente o Bacon aos pedaços pequeninos, as ervilhas e o milho. Deixe acabar de cozinhar. 

Quando estiver completamente cozido. Apague o fogo, retire os pedaços de frango da panela e ponha numa travessa para deixar acabar de arrefecer. Quando frio, desfie grosseiramente o frango. Se preferir pode levar a uma picadora e pique suavemente.

Volte a juntar o frango a panela, misture bem para agregar o frango ao molho. Se quiser, pode engrossar o molho com um pouco de farinha. Normalmente não o faço, pois gosto do frango mais soltinho e sem ser em pasta. Reserve.

Faça então a massa. Numa tigela, deite a farinha e faça um buraco no meio e ponha a manteiga, o azeite e os ovos inteiros. Amasse a massa até que fique tudo agregado. Junte de seguida a água morna, a partida três colheres de sopa será necessário. A massa ficará molhadinha. Vá então agregando mais farinha, até que a massa se descole da sua mão e esteja maleável. Cuidado para não colocar farinha a mais e tornar a massa muito pesada. 

Barre as forminhas com manteiga e reserve.

Tenda a massa, corte-as em círculos sobre a forma, deixando uma ligeira borda de fora. encha com o recheio e volte a tapar com mais uma rodela, ligeiramente mais pequena. A borda vire para cima para fechar as empadas.

Quando as formas estiverem todas preenchidas, pincele a massa com uma gema de ovo e leve ao forno, a 190º para a massa cozer - quando a massa estiver douradinha.

Retire do Forno, desenforme e deixe arrefecer...e ... delicie-se!

Fácil fácil e não há como enganar .... as minhas empadas hoje fazem um sucesso dos pequeninos aos mais graúdos e as visitas insistem sempre em levar umas tantas para casa ... e eu fico super feliz :)

Até a próxima :)

Sem comentários:

Enviar um comentário