Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Caril de Marisco

Para mim as comidas Angolanas e as Portuguesas são as melhores do mundo. Mas depois estão sem dúvidas as comidas indianas (ou asiáticas no geral) e italianas. Por isso, não falta caril lá por casa e estou sempre a procura da melhor forma de fazer caril, e quando conheço experts na matéria tento sugar ao máximo as técnicas. Sei que tenho muito de apreender mas tento.

A semana passada e ainda na senda do jantar para os amigos, fiz caril de marisco, porque tinha camarões, mexilhão, lagosta, miolo de vieiras e ameijoas no frigorífico e serviam perfeitamente para a aventura.

Atenção que fiz para um grupo de 12 pessoas, pelo que a quantidade de marisco é "elevada". Vamos a receita?


Ingredientes

1 kg de camarão
4 lagostas pequenas cozidas, já sem a carcaça, mas reserve os tentáculos mais grossos
10 vieiras
1 kg de mexilhão cozidos (já os tinha cozidos, logo foi um reaproveitamento)
3 tomates bem maduros, limpo de peles
1 cebola picada 
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de gengibre 
2 colheres de sopa de caril em pó
leite q.b.
sal q.b.


Comece por cozer a vapor os camarões, com sal. Reserve a água que se solta durante a cozedura. Quando cozidos, deixe arrefecer antes de retirar as cascas e a cabeça, deixe alguns com cabeça e todos com o rabo. Reserve os camarões. 

As cabeças, juntamente com o caldo da cozedura leve ao liquidificador. Se necessário acrescente um pouquinho de água. Deixe triturar muito bem. De seguida, deite a polpa que criou para uma peneira, esprema para aproveitar o molho. Reserve este caldo.

Numa panela, junte os tomates pelados e picados, a cebola picada e o alho picado, tape e em lume brando deixe amolecer o tomate. De seguida, com a ajuda de uma colher de pau, esmague o tomate. Reserve.

Desfaça no leite o caril, de modo a desfazer todas as bolinhas que se formam. Deite esta mistura no refogado de tomate e tempere de sal. Com a panela sempre em lume brando, vai mexendo de vez em quando. Se ficar seco, acrescente um pouco de leite. Deixe o caril ir cozendo. Quando provar o mesmo e não o sentir tão granulado é porque o caril está quase cozido. Ele fica cozido quando este granulado desaparece da textura. Acrescente a colher de gengibre e mexa bem.

Junte então o marisco, começando pelas vieiras, seguidas da lagosta cortada em pedaços grosseiros, assim como os tentáculos. o camarão e os mexilhões. Mexa bem, de modo a envolver bem o marisco no caril.

Por fim, junte o caldo de marisco, misture bem e se necessário rectifique os temperos. 

Sirva acompanhado com arroz branco.



Nota: pode usar o mexilhão sem a casca, a única diferença será no aspecto visual.

Sem comentários:

Enviar um comentário