Gosto de variar na comida e quando o faço tento sempre variar o que come, nem que seja copiando ideias de outros pratos. Neste domingo lembrei-me da perna de borrego que um amigo faz e baseei-me nela para fazer o meu frango no forno.
Simples e o resultado final bastante agradável.
Como o fiz? Abaixo as notas.
Ingredientes:
1 coxa de frango
Azeite q.b.
pasta de alho com sal e gengibre q.b.
pimenta limão (comprei esta especiaria em Viena, mas pode substituir por pimenta preta)
noz-moscada q.b.
coentros em pó q.b.
colorau q.b.
cebolinha q.b.
salsa q.b.
Ervas de provence
vinho branco q.b.
Limpe a coxa de frango do excesso da gordura sem retirar a pele (teve de ser). Num tabuleiro de ir ao forno untado com azeite, barre a coxa com a pasta de alho, sal e gengibre feita previamente. Atenção ao sal que põe nesta pasta para não salgar a coxa.
De seguida polvilhe a gosto a coxa com a pimenta-limão, noz-moscada e coentros.
A parte, misture a salsa picada e o cebolinha e junte o azeite a mistura, o suficiente para ligar as ervas. Por cima da coxa disponha as ervas e polvilhe com as ervas de provence. Ponha um pouco de vinho - atenção para não colocar muito, pois o objectivo é que o frango coza no seu próprio suco - e misture no vinho uma pitada de colorau.
Leve ao forno a 150º, forrado com papel de alumínio durante 1 hora, de modo a que o frango vá cozendo lentamente. Findo este período, retire o papel de alumínio, aumente a temperatura do forno para 200º e deixe alourar a parte de cima da coxa. Cuidado para não deixar queimar as ervas.
Abaixo o aspecto final
Sirva com uma salada de quinoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário