Os pastéis de massa tenra da minha mãe sempre foram uma lenda na família e um sucesso absoluto. Sempre que ela os fazia, os mesmos evaporavam-se em segundos, todos queriam pelo menos um ou guardar um para comer mais tarde.
Confesso que a uns anos pedi-lhe a receita mais nunca a havia tentado fazer. Hoje, ela decidiu que queria fazer para ter na mesa da Páscoa. Então lembre-me de a pedir para ser eu a fazer os pastéis sobre a direcção dela.
A minha mãe é uma das pessoas que mais gosta das minhas inovações - uhhhh suspeito - mas hoje ela tratou-me como se eu não soubesse nada de cozinha, até tentou ensinar-me como abrir um buraco na massa, Já sei a quem fui buscar esta necessidade de controlar tudo!
Mas voltando aos pastéis, hoje tive a oportunidade de os fazer. Não ficou tão maravilhoso como os da minha mãe, mas acredito estar no bom caminho, de qualquer forma amei a experiência. Aproveito para partilhar com vocês a receita dela e as fotos que tirei durante a execução. Espero que seja útil.
Ingredientes:
Para a massa:
20 colher de sopa bem cheias de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
3 colheres de sopa bem cheias de farinha
1 colher e sopa de azeite
1 pitada de sal
1 chávena de chá com água morna
Para o recheiro
500 g de carne de vaca para estudar
1 chouriço
3 tomates maduros
1 cebola picada
vinha de alho
Vinho
azeite q.b.
salsa q.b.
noz-moscada ralada na altura
Comece por temperar a carne com uma vinha d'alho caseira feita com sal, alho, pimenta e folha de louro. Deixe repousar por 1 hora. De seguida faça um refogado com o tomate, a cebola picada e azeite. Quando o tomate amolecer junte a carne com o tempero e deixe ir cozinhando em lume brando. A meio da cozedura adicione o chouriço. Acrescente vinho, caso ache necessário.
Quando pronta, reserve o molho da cozedura e triture muito bem a carne com o chouriço com a ajuda de uma picadora. Depois adicione a carne picada ao molho e adicione a salsa e a noz-moscada, leve a lume alto por 3 minutos para incorporar os temperos. Reserve.
Comece de seguida a preparar a massa. Na pedra a cozinha ponha a farinha peneirada com o fermento e abra um buraco no meio. No meio ponha a manteiga a temperatura ambiente e o azeite. Vá misturando a farinha e o azeite a toda a farinha.
Quando bem agregado volte a fazer um buraco no meio e nele ponha parte da água morna misturada com o sal. Vá juntando a farinha e já juntando o resto da água até formar uma massa que se solte da pedra.
Sove a massa para que ela ganhe bastante elasticidade. Depois pode optar por deixá-la descansar por uns minutos ou preparar logo os pastéis.
Para começar a fazer a massa unte a pedra com óleo - sim óleo e não farinha. Por incrível que pareça esta massa desliza melhor com óleo, pelo que deverá barrar com óleo o tabuleiro onde irá guardar os pastéis antes de os fritar. De seguida tenda a massa fina e recheie com a carne.
De seguida vire a massa por cima e com ajuda de um cortador de massa ou um copo, corte os pastéis.
Para ajudar a prender as extremidades, passe um garfo sobre elas.
Quando acabar de moldar todos os pastéis, frite-os em óleo bem quente, atirando sobre os pastéis o óleo enquanto os vai fritando. Ponha a escorrer e estão prontos a comer.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário