Até a pouco mais de um mês dizia que não gostava de panquecas. E que preferia mil vezes os crepes as panquecas. Acredito que até então não tinha encontrado as panquecas do meu agrado.
E isto aconteceu graças a minha cunhada que numa manhã fez panquecas para o pequeno-almoço dela e ofereceu-me. Por norma iria rejeitar a oferta, mas algo atraiu-me e decidi provar. Simplesmente amei!
Quando voltei para casa, decidi que tinha de chegar a uma massa de panquecas que fosse do meu agrado. E acreditem que facilmente cheguei a ela e inclusive dominei a técnica de virar a panqueca atirando-a para o ar :) .
Bem o objectivo é partilhar a minha receita, e cá vai. Mas antes a foto de uma panqueca antes de ser devorada por mim e sobrinhos.
A panqueca como gosto |
Os ingredientes são os de sempre, mas diminui um pouco no açúcar para ficar como gosto:
1 e 1/2 chávenas de farinha tipo 55
3 colheres de manteiga derretida
2 ovos
300 ml de leite
1 colher de sopa de açúcar
Numa tigela e com a ajuda de um batedor de varas bata os ovos muito bem. Junte de seguida o leite, a manteiga derretida e o açúcar. Misture bem.
Em seguida, vá acrescentado a farinha aos poucos, sem parar de bater, até que se torne uma massa homogénea e sem bolhas de farinha. A consistência da massa depende do seu gosto. Eu prefiro uma massa mais levezinha.
Leve ao lume uma frigideira anti-aderente e pincela-á com manteiga. Deite então uma concha da massa e deixe cozinhar até que a massa faça uns furinhos. Com ajuda de uma espátula vire a panqueca para cozinhar do outro lado ou se conseguir, atire a panqueca para o ar para que ela vire.
Repita esta operação tantas vezes quantas forem necessárias até terminar a massa.
Eu como as minhas panquecas com mel e canela, mas poderá come-las do jeito que mais gostar delas.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário