Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

quarta-feira, 23 de março de 2016

Bolo de Gajaja

No início de Março fui para mais uma das minhas viagens de carro com amigos para o norte de Angola onde se encontra um fruto tropical que se encontra mais para o norte, que gosto bastante: a Gajaja.

Vou ter de vos pedir desculpa mas não tirei foto as gajajas nem a gajajeira para poder mostrar do que falo e para quem não conhece o fruto.

A Gajaja é uma fruta com um formato entre um círculo e um cilindro e de cor amarelada. Quanto ao sabor ela é um doce com um toque de acidez no ponto certo. 

Sempre tive vontade de "brincar" com a Gajaja, pois acreditava haver outras formas de saborear a fruto. E não é que há? A primeira foi num dos hóteis em que tivemos, em que os mesmos fizeram sumo de gajaja com gengibre. Só posso dizer que o sumo ficou uma perdição e quase que lutávamos por ele. Recomendo!

Mas para mim não era o suficiente. Então, coloquei a minha cabecinha a funcionar e pensei em milhentas coisas. A primeira foi o bolo de gajaja.

A Gajaja não tem um sabor muito forte, no bolo sente-se o toque da acidez mas não fica tanto o sabor da fruta, quando quente sente-se ligeiramente e cheira-se, mas basta esfriar que se perde.Contudo é um bolo agradável de se comer e a massa ganha uma tonalidade de um amarelo leve.

O aspecto visual do bolo:







Vamos aos ingredientes para um bolo pequenino:

1 chávena mal cheia de açúcar
4 ovos
1 chávena mal cheia de óleo
1 chávena de sumo de gajaja + 1/2 chávena de sumo de gajaja
2 chávenas mal cheias de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó


Para o sumo da gajaja, ponha a mesma num liquidificador, sem água. Use a função pulsar para soltar a fruta do caroço. De seguida coe e faça pressão para soltar bem o sumo. Reserve.

Comece por separar as gemas das claras, batendo estas últimas em castelo. Reserve-as.

As gemas bate-as com o açúcar até formar um creme homogéneo e esbranquiçado. Junte de seguida e aos poucos o óleo. Deixe misturar bem e só aí junte o sumo de gajaja.

Peneire a farinha e junte-a ao fermento. Junte esta mistura ao preparado anterior e mexa bem. Por fim, misture com a ajuda de uma colher as claras em castelo.

Leve a assar em forno pré-aquecido a 180º em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Quando retirar do forno, retire o bolo da forma e ponha no prato de servir. Com o restante sumo de gajaja vá molhando o bolo, de modo a intensificar o sabor da gajaja.

E a imagem da fatia do bolo:




Nota: se tiver muita quantidade de gajaja aconselho a fazer isto a toda a fruta e congelar o sumo e utilize-o a medida que vai precisando. A gajaja é uma fruta sensível e estraga com facilidade.


Espero que gostem.



Sem comentários:

Enviar um comentário