Sabores de Cá e de Lá

Sabores de Cá e de Lá
Porque cozinhar é para mim uma terapia

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Paté de Atum

A pedido de uma grande amiga, a Malvx, partilho como faço o meu paté de atum... presença habitual dos jantares e festa lá de casa .... pois acompanha bem com as tostas...

Como aprendi a fazê-lo é que é engraçado... Na realidade "roubei" a receita de alguém :) ... digo que roubei porque vi alguém a fazê-lo num aniversário, mal cheguei a casa apontei todos os passos e no final de semana a seguir repliquei com as minhas quantidades e fiz as minhas alterações, como é lógico... para mim, é uma delícia...

Cá vai...

Ingredientes:

  • 3 latas de atum
  • Maionese q.b.
  • Mostarda q.b.
  • cebola bem picadinha q.b.
  • Pickles picadinhos q.b. (para dar cor use não só a couve flor, mas também a cenoura e o courgete dos pickles)
  • Pimenta branca moída
  • salsa fresca picadinha (na falta oregãos)




Preparação:

Comece por escorrer muito bem o óleo do atum. Depois desfaça-o com o garfo e ponha numa tigela. Junte de seguida a cebola miudamente picada e os pickles picadinhos. Misture muito bem. Vá de seguida juntando a maionese ao atum, misturando tudo, até se tornar uma massa grossa. 

Acrescente entretanto a mostarda. Convém ir provando a medida que vai misturando a mostarda. Caso goste de coisas ácidas abuse da mostarda, caso não, modere. É ao gosto do freguês :).

Por fim, tempere o paté com a pimenta e a salsa. Se quiser pode colocar mais sal... para mim, o sal do atum já é suficiente.

Tenho também um "remix" de paté de atum... basta substituir a maionese e mostarda pelo molho de cocktail da Calvé... também fica bom... particularmente prefiro o primeiro...

Espero que gostem ...

2 comentários: